Dissertações

Nesta área do site você encontra dissertações que complementam os estudos e pesquisas do grupo DEC.

NEGOCIANDO IDENTIDADES: UMA ETNOGRAFIA ENTRE TRABALHADORES COM O LIXO EM SANTA MARIA – RS

“Esta dissertação tem por objetivo analisar como se processou a negociação de identidade entre os trabalhadores com o lixo da cidade de Santa Maria, RS. Para isso, procurou-se apresentar os diversos entendimentos que os trabalhadores com o lixo elaboravam sobre si e seu trabalho, bem como as relações desses indivíduos com a sociedade em geral. Também buscou-se compreender como a problemática do lixo tem sido tratada na cidade e descrever o cotidiano de trabalho, as trocas e a sociabilidade entre trabalhadores com o lixo agrupados em associações.

PRÁTICAS MUSICAIS COTIDIANAS NA CULTURA GOSPEL: UM ESTUDO DE CASO NO MINISTÉRIO DE LOUVOR SOMOS IGREJA

“O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor -Somos Igreja- da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procuracompreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como e las são vivenciadas e (re)significadas dentro de uma cultura musical gospel”

PCNS-ARTE: QUESTÕES DE GOVERNO E GOVERNAMENTO NA FABRICAÇÃO DA DOCÊNCIA EM ARTE

“A presente dissertação se inscreve no amplo campo de pesquisa sobre formação de professores. Seu objeto de estudo é o sujeito-professor de arte instituído pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de arte (PCNs-Arte, 5ª e 8ª série). Baseado nas contribuições teóricas de Michel Foucault e de outros autores que desenvolvem análises a partir de sua produção, sobretudo aqueles desenvolvidos desde a perspectiva analítica da governamentalidade, analiso os PCNs-Arte como um mecanismo por meio dos qual se estabelece a ligação entre objetivos políticos mais amplos (Estado) e as relações que os professores estabelecem consigo mesmos (ética).

GRAFITE URBANA EM MOVIMENTO

“No final dos anos 70, uma nova forma de manifestação artística surgiu nos grandes centros urbanos, trazendo novos ares para o panorama artístico internacional. Com raízes na Europa e Estados Unidos, o grafite se fez presente nas
grandes cidades e passou a influenciar novas gerações, extrapolando as fronteiras nacionais e continentais. Esta dissertação investiga as origens deste movimento, as características e a diversidade dos estilos do grafite na cidade de São Paulo, focalizando especialmente o período de 1990 a 1995. ”

DE BOTA E BOMBACHA: UM ESTUDO ANTROPOLÓGICO SOBRE AS IDENTIDADES GAÚCHAS E O TRADICIONALISMO

“De bota e bombacha: Um estudo antropológico sobre as identidades gaúchas e o tradicionalismo” é o título do texto dissertativo apresentado ao programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal de Santa Maria, Área de Concentração – Identidades Sociais e Etnicidade, sob orientação da Profª Drª Ceres Karan Brum.O tema central desta pesquisa se refere às representações e as significações das identidades do gaúcho no Rio Grande do Sul.”