Produções do Grupo

Nesta seção do site você poderá encontrar Dissertações, Monografias ,Projetos de Pesquisa e publicações em Periódicos do Grupo Diferença Educação e Cultura


Dissertações Orientadas

Anie Pereira Goularte Gomes
O IMPERATIVO DA CULTURA SURDA NO PLANO CONCEITUAL: EMERGÊNCIA, PRESERVAÇÃO E ESTRATÉGIAS NOS ENUNCIADOS DISCURSIVO

Camila Righi Medeiros Camillo
A AVALIAÇÃO COMO DISPOSITIVO PEDAGÓGICO: CAPTURAS DISCURSIVAS SIGNIFICADAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Carla Tatiana Zappe
ESCRITA DA LÍNGUA DE SINAIS EM COMUNIDADES DO ORKUT: MARCADOR CULTURAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Edilacir do Santos Larruscain
A PRODUÇÃO DO SUJEITO MUSICAL CAMPEIRO NA VERTENTE DA CANÇÃO NATIVISTA ESTUDANTIL EM SANTANA DO LIVRAMENTO – RS

Felipe Batistella Alvarez
A PRODUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NO CENÁRIO MUSICAL DE SANTA MARIA

Fernanda de Camargo Machado
A FORMAÇÃO DOCENTE NA RACIONALIDADE INCLUSIVA: PRÁTICAS DE GOVERNAMENTO DOS ROFESSORES DE SURDO

Liane Camatti
A EMERGÊNCIA DO SUJEITO PEDAGÓGICO SURDO NO ESPAÇO DE CONVERGÊNCIA ENTRE COMUNIDADE E ESCOLA DE SURDOS

Mônica Zavacki de Morais
FORMAÇÕES RIZOMÁTICAS DA DIFERENÇA: NARRATIVAS PARA PRODUÇÃO DA PEDAGOGIA SURDA

Carolina Pereira Noya

GESTORES EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ARRANJOS E TRAMAS NA CONTEMPORANEIDADE




Monografias Orientadas

(área em construção)




Projetos de Pesquisa

A PRODUÇÃO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA RACIONALIDADE INCLUSIVA

“O presente projeto de pesquisa vincula-se ao DEC – Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/CNPq, constituído por pesquisadores da UFSM e, tem por intenção investigar diferentes práticas discursivas no campo da educação especial produzidas no contexto da racionalidade inclusiva. Ao tomar a perspectiva dos estudos pós-críticos em educação como mote de pesquisa estabelecemos como problema o seguinte enunciado: Que verdades, tomadas como naturais e verdadeiras, são produzidas pelas práticas discursivas no campo da educação especial no contexto da racionalidade inclusiva?”

 CULTURAS SURDAS/ IDENTIDADES/ LÍNGUA DE SINAIS: ELEMENTOS ESTRATÉGICOS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE SURDOS

“O presente trabalho de pesquisa se inscreve na temática dos Estudos Surdos e dos Estudos Culturais em Educação e tem por intenção problematizar os efeitos da circulação e o consumo das produções culturais de comunidades surdas nos espaços escolares da educação básica. Nesse sentido, foram feitos alguns endereçamentos teóricos/metodológicos das noções de cultura e discurso. Entendemos esses discursos não como um conjunto de signos, como elementos significantes que remetem a conteúdos e representações, e sim que engendram relações que, ao se operacionalizarem, produzem o limite desses discursos…”



Periódicos

Revista Educação Especial, v. 28, n. 53, set./dez. 2015

https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/issue/view/943